Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Notícias!

'Queremos moradia digna!' Ocupações urbanas em São Paulo denunciam a lógica excludente da cidade. Na madrugada do dia 07/11 mais de 3,5 mil pessoas, organizadas em 14 movimentos de moradia diferentes, realizaram dez ocupações de imóveis na cidade de São Paulo. A ação conjunta foi a alternativa encontrada pelos movimentos de moradia da cidade para pressionar a prefeitura, que se comprometeu a desapropriar 53 imóveis, dos quais apenas dois foram desapropriados, e o estado de São Paulo a retomar as pautas relativas ao uso e ocupação do solo no centro e melhorar as políticas sociais. 


 
Prédio ocupado na R. São joão com Ipiranga As ocupações dos movimentos trazem em si uma questão: como reivindicar a moradia no centro de São Paulo, considerando o fato de que a cidade historicamente expulsou a população de baixa renda do centro para a periferia? 


Para Margareth Uemura, arquiteta e urbanista do Instituto Pólis, "o mercado age dessa maneira: valoriza a terra que tem infraestrutura, e os pobres vão sendo levados para a periferia, onde a terra é mais barata, e o acesso a tudo é mais difícil. Essa é a lógica se não existir políticas públicas para regular a utilização do solo e o acesso a políticas sociais". 


Fonte: http://www.polis.org.br/noticias_interna.asp?codigo=1190

Nenhum comentário:

Postar um comentário